Connect with us

Meio Ambiente

Clean Up Day tem dia e hora marcados na Região Oceânica

Campanha internacional deve reunir milhares de voluntários em Niterói para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, em Niterói

Publicado há

no dia

Dia Mundial de Limpeza de Praia e Rios visa a preservação ambiental para as gerações futuras. Foto Thiago Freitas
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias visa à preservação ambiental para as gerações futuras. Foto Thiago Freitas

Este sábado (15), cerca de 35 milhões de voluntários ao redor do mundo estarão reunidos em mais uma edição do Clean Up Day (Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias). A campanha é considerada a maior iniciativa de conscientização ambiental do planeta, com adesão em aproximadamente 130 países. E, em Niterói, especialmente na Região Oceânica, isso não será diferente. O evento, que acontece a partir das 8h, conta com organização da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS), em parceria com grupos comunitários, ONGs, escolas, empresas e sociedade civil em geral.

Neste ano, a 21ª edição do Clean Up Day na cidade terá suas ações focadas nas praias de Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Camboinhas, Piratininga (praião e prainha), Itacoatiara, Itaipu praia e laguna. Nesta última, além da limpeza da faixa de areia, haverá limpeza subaquática realizada por mergulhadores em parceria com a Reserva Extrativista Marinha local (RESEX) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Quanto às ações em rios, haverá limpeza no Rio Jacaré e no Córrego da Viração (PARNIT), no Cafubá.

No somatório dos anos anteriores, a quantidade de lixo retirado dos rios, canais e galerias pluviais do município passa de dez toneladas.

 

O que é o Clean Up Day?

A campanha foi criada em 1933 e é um evento sem fins lucrativos, não-governamental e apolítico que une comunidades com o único objetivo: preservar o meio ambiente em que vivemos. Eles apoiam grupos e organizações locais para planejar e conduzir várias atividades em ambiente de praia e/ou rio, realizando atividades para limpar, sensibilizar a população e, quem sabe assim, tentar “consertar” o meio ambiente.

 

Pensar global, agir local

A frase acima é uma das filosofias da iniciativa. A ideia é de levar os participantes a refletiram mudanças desejadas a níveis mundiais precisam começar a ser feitas localmente. Isto significa que através de condutas mais conscientes em nosso lar e trabalho podemos influenciar amigos, familiares e vizinhos a repensarem seus atos e a se interessarem mais na participação de campanhas como esta, debates e ações voluntárias. O objetivo é atingir outras pessoas em outros locais sem a necessidade de sair do seu bairro.

As inscrições para participar do evento que acontece neste sábado em Niterói podem ser feitas através do link (https://goo.gl/forms/vNvOZjNvHWoxF8ci1). Basta preencher o formulário e comparecer no dia e horário no ponto de encontro que for escolhido.

 

Dia: 15/09
Horário: das 8h às 12h
Informações: www.facebook.com/events/1851012001611488

Hannah Marchon Detes, 27 anos, gestora ambiental, estudante de desing gráfico, voluntária e ativista nas horas vagas. Integrante do Projeto socioambiental See2Sea. Nascida e criada na Região Oceânica de Niterói.

Clique para comentar

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas