Connect with us

Agenda

Biblioteca Engenho do Mato recebe mostra de filmes, com entrada gratuita

Professor de História pretende criar um cineclube no local, para promoção de debates e fomento da sétima arte.

Publicado há

no dia

Cena do filme Entoado Negro, que será exibido na BEM. Foto: Divulgação

Cena do filme Entoado Negro, que será exibido na BEM. Foto: Divulgação

A Mostra do Filme Marginal, que neste mês chega à segunda edição, vai marcar presença em Niterói. Nesta quinta-feira (20), a partir das 19h30, a Biblioteca Engenho do Mato (BEM) fará parte do festival com a exibição de filmes e rodas de conversa. O espaço fica no Ciep Rui Frazão e é resultado de um trabalho coletivo e voluntário. A ideia nasceu em 2013, por meio da iniciativa de jovens da Roda Cultural do Engenho do Mato. O grupo viu na biblioteca abandonada uma rara oportunidade para devolver à comunidade um espaço voltado à cultura.

A 2ª Mostra do Filme Marginal soma-se, assim, a uma série de eventos que vêm promovendo a troca de saberes. Cerca de cem filmes independentes serão exibidos em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, com entrada gratuita. O objetivo dos organizadores é promover a reflexão e estimular a formação de público para um cinema popular, autoral e crítico.

Professor de História e voluntário da BEM, Rubens Pinho, de 41 anos, é o responsável pela parceria. Para ele, surge assim uma possibilidade para criar um cineclube no Ciep Rui Frazão:

— É um sonho meu, espero que o festival desperte ideias. Não quero que seja apenas um espaço onde as pessoas veem filmes e depois vão embora. É importante debater, discutir. Vou aproveitar para levar meus alunos do ensino médio, para que eles entendam a proposta e até mesmo conheçam a biblioteca.

Data: 20/09
Horário: a partir das 19h30
Local: BEM – Biblioteca do Engenho do Mato (localizada na praça do Engenho do Mato, Ciep Rui Frazão)
Maiores informações
Programação completa dos filmes que serão exibidos na 2º Mostra do Filme Marginal

Hannah Marchon Detes, 27 anos, gestora ambiental, estudante de desing gráfico, voluntária e ativista nas horas vagas. Integrante do Projeto socioambiental See2Sea. Nascida e criada na Região Oceânica de Niterói.

1 Comentário

1 Comment

  1. Rosa Baptista

    21 de setembro de 2018 at 15:16

    Excelente! Parabéns aos envolvidos no evento. Todo o meu apoio.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha Digital

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais lidas