Connect with us

Meio Ambiente

Ampliação do Parque da Serra da Tiririca entra na pauta de votação da Alerj nesta quinta

Projeto de lei prevê o aumento de 1.193 hectares para 3.445 hectares na área total do parque

Publicado há

no dia

Serra da Tiririca
Ampliação do Parque Estadual Serra da Tiririca será votada nesta quinta, na Alerj. Na foto, uma das diversas trilhas que atraem milhares de visitantes à área do parque. Foto: Thiago Freitas

Está na pauta para votação, em primeira discussão, da sessão ordinária desta quinta-feira da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei nº 278/2015, que trata da ampliação e consolidação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado entre a Região Oceânica de Niterói e o município de Maricá. A sessão está marcada para começar às 15h.

Pela proposta, de autoria dos deputados Carlos Minc, Flavio Serafini, Marcelo Freixo e Waldeck Carneiro, o parque pode ter novas áreas adicionadas, passando dos atuais 1.193 hectares para 3.445 hectares de área total. Se aprovada, devem ser incluídas as áreas da reserva ecológica municipal Darcy Ribeiro, Morro da Peça e área úmida, restinga e dunas do entorno da lagoa de Itaipu.

Os autores propõem a inclusão das áreas localizadas em Niterói que são objeto do Decreto 43.913/2012, exceto as ilhas do Pai, da Mãe e da Menina. O parque deverá, ainda, ficar sob administração do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Segundo os deputados, o PL tem como objetivos: a preservação de remanescentes da Mata Atlântica, de áreas ao redor da Lagoa de Itaipu e dos sítios arqueológicos das Dunas Grande e Pequena; a proteção de animais e plantas nativas; a oferta de oportunidades de visitação, recreação e pesquisa científica e a continuidade de serviços ambientais prestados na região.

Em sua página no Facebook, o deputado Flavio Serafini lembrou do grande interesse do setor imobiliário na região, com a pretensão de se construir diversos prédios, especialmente no entorno da Lagoa de Itaipu.

— Não podemos deixar que isso aconteça. Precisamos preservar o que ainda resta da nossa biodiversidade — defendeu o parlamentar.

Clique para comentar

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha Digital

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais lidas